Por que os insetos são atraídos pela luz?

Por que os insetos são atraídos pela luz?

 

flies_attracted_to_light

Durante a noite é comum ver centenas de moscas, mariposas e outros insetos perto de lâmpadas e outras fontes de luz.

Há várias teorias para esse comportamento. Para alguns insetos uma fonte de luz pode ser uma saída de emergência. Quando estão em perigo eles voam seguindo a luz, geralmente para cima, o que é mais seguro que voar para o escuro, geralmente para baixo.

Outra teoria é que os insetos noturnos usam a luz da Lua para se guiar, como um ponto de referência. As luzes artificiais fazem os insetos se desorientarem, assim eles seguem uma rota errada. Como a Lua é um ponto fixo e distante no espaço o grau do inseto em relação a esse ponto não varia, se ele se desloca em 90 graus em relação à Lua e voar mais uma grande distância, ainda estará a 90 graus. Mas se o ponto de referência estiver próximo, como uma lâmpada, o grau do inseto em relação ao ponto aumentará e ele terá que fazer uma curva para corrigir seu movimento. E é por isso que eles ficam voando em círculos em torno da fonte de luz.

É preciso saber que nem todos os insetos são atraídos pela luz. É o que explica a fototaxia. Fototaxia é o movimento do organismo em direção ou em oposição a luz. Os insetos positivamente fototáxicos, como as mariposas, são atraídos por fontes de luz, enquanto os negativamente fototáxicos, como as baratas, fogem da luz.

 

 

About these ads

Sobre Miley Cyrus Every News

miley Cyrus Every News ou MCEN , sempre atualizaremos nosso blog e divulgaremos o MCyrus.com por ser realmente um ótimo sitesobre a Miley Cyrus! Ver todos os artigos de Miley Cyrus Every News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: